A 21.ª edição da Maratona do Porto vai condicionar o trânsito nas marginais de Porto e Matosinhos, a partir deste sábado e até às 16 horas de domingo.
Corpo do artigo
Os atletas vão partir, às 8 horas de domingo, do Sea Life, junto ao Castelo do Queijo, e a meta será no Queimódromo, no Parque da Cidade. O percurso passa pelas marginais do Porto e de Matosinhos (incluindo Leça da Palmeira), condicionando ou cortando dezenas de artérias em ambos os concelhos.
As restrições vão-se alterando ao longo do evento, mas a proibição de estacionamento na Avenida da Boavista, entre a Avenida Parque e a Praça de Gonçalves Zarco, no sentido descendente, e na Rua de Malaca, no sentido ascendente, no Porto, manter-se-á durante os dois dias.
A partir da meia-noite de domingo, os condicionamentos aumentam, sendo proibido estacionar os veículos na Rua do Ouro e na Avenida de Montevideu. A zona do Castelo do Queijo terá o mesmo destino, sendo que haverá ainda um corte total de via.
Além disso, durante a implementação destas alterações temporárias, as paragens afetas à STCP e aos operadores interurbanos, a linha do elétrico e as praças de táxi localizadas nesses arruamentos, serão desativadas até ao fim do evento.
Já o acesso às garagens, veículos de emergência e a realização de cargas e descargas nas ruas das marginais de Porto e Matosinhos, por onde o percurso vai passar, também estarão condicionados. Pode consultar o mapa completo das restrições no Porto, em tempo real, na Plataforma de Trânsito do Município.
Para Matosinhos, também estáo previstos vários constrangimentos à circulação, que também podem ser consultados online.
A COMPETIÇÃO
Esta 21.ª edição da Maratona do Porto, cujo tiro de partida será dado às 8 da manhã, vai contar com mais de 12500 atletas, amadores e profissionais, num total de 86 nacionalidades (37 da Europa, 19 da América, 15 da Ásia, 13 de África e dois da Oceânia). Metade dos participantes são de origem estrangeira.
Além dos 42 quilómetros da prova principal, realizar-se-ão, simultaneamente, uma corrida de dez quilómetros e uma caminhada de seis. Neste sábado, haverá uma missa de bênção dos maratonistas, na Igreja de S. Pedro de Miragaia (na zona em frente à Alfândega), às 15.30 horas.
CRESCIMENTO
Jorge Teixeira, diretor geral da RunPorto, empresa responsável da organização da prova, recordou que na primeira edição, há mais de duas décadas, houve apenas 321 participantes e mostrou-se agradado com o crescimento do número de atletas.
O recorde da Maratona do Porto é de 2:08.58 horas, tempo conseguido em 2021 por Zablon Chumba, do Quénia. Já o recorde feminino é de 2:26.58 horas e foi conseguido em 2017 pela queniana Monica Jepkoech. António Miranda, com 78 anos, e a norte-americana Maria Shields, de 74 anos, são os participantes mais velhos na prova
