Evento dedicado ao desporto começa com uma feira três dias antes da prova, agendada para domingo 28.
Corpo do artigo
A Maratona da Europa, que acontece em Aveiro no próximo dia 28, vai contar, pela primeira vez, com uma feira de três dias dedicada ao mundo desportivo, que abre portas a 25, às 14 horas. A Global Sport e a Câmara, organizadoras da prova, apresentaram este sábado o programa da sua quarta edição, que promete encher a cidade de vida.
“Não há feiras de maratonas com três dias. A nossa Expo Maratona vai tê-los, terá 2000 metros quadrados de área [numa zona adjacente ao Centro de Congressos] e 40 espaços de exposição, que já esgotaram”, explicou Paulo Costa, diretor geral da Global Sport, acrescentando que o certame vai contar com uma “feira mundial de medicina tradicional chinesa” e com momentos culturais.
A Expo Maratona vai albergar, também, uma zona de restauração, “com saladas e massas apropriadas para os atletas”. No entanto, Paulo Costa frisou que a feira “não é só para maratonistas, mas sim para as famílias” e que “vai haver muita oferta de suplementos de nutrição, suplementos desportivos e equipamentos”.
As inscrições para a Maratona da Europa ainda estão abertas, para as provas de 42 quilómetros, de 21, de 10 e de cinco – esta última em formato de caminhada. A mais longa, que é a principal, estende-se pelo município vizinho de Ílhavo.
“Parece que vamos chegar às 20 mil inscrições, esteve o presidente da Câmara a segredar-me. E queremos chegar às 50 nacionalidades. Aquilo que essas pessoas levam da marca ‘Aveiro’ e da região é impagável”, sublinhou Jorge Sampaio, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal.
Dez milhões de euros de retorno
Ao que tudo indica, em 2023, o impacto económico da maratona para a região ultrapassou os seis milhões de euros. “Esperemos que, este ano, supere os 10 milhões”, confessou Paulo Costa.
Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, terminou a apresentação a garantir: “Hoje já estamos no grupo das 150 melhores maratonas do Mundo e, nesta edição, vamos seguramente crescer substancialmente nesse ranking”, afirmou o edil.