A marca nacional “Capital do Móvel”, identitária do concelho de Paços de Ferreira, está caducada desde 2023, por falta de pagamento da Câmara, segundo dados do Instituto de Propriedade Industrial (INPI). O líder local da Iniciativa Liberal pediu o registo da marca.
Corpo do artigo
O registo da marca, pedido pela Câmara Municipal em 1986, foi alvo de três renovações, caducando em junho de 2023 por falta de pagamento. Já com a marca caducada, em junho de 2024, Joel Machado, coordenador da Iniciativa Liberal (IL) de Paços de Ferreira, deu entrada com um pedido de registo da mesma marca nacional, pedido este que se encontra em fase de apreciação, depois do município ter apresentado oposição e ter dado também ele entrada, em agosto deste ano, com um pedido de registo.
Joel Machado, coordenador da Iniciativa Liberal de Paços de Ferreira, fez o pedido de registo da marca, mas garante que o município não vai perder a titularidade da mesma e que, “independentemente da decisão do INPI”, esta será entregue ao município. “E esperamos que a mesma seja sempre protegida”, afirmou, lamentando que o executivo municipal “se tenha alienado dos interesses da população, não tendo demonstrado qualquer interesse em manter, proteger e alavancar a marca”.