Para a próxima quinta-feira, dia 20, pelas 21 horas, está marcada uma vigília, junto à EB 2,3 Júlio Dinis, em Gondomar, em solidariedade com a diretora Glória Sousa, que foi suspensa por conta de uma tarja polémica.
Corpo do artigo
Em causa esteve a exibição, desde fevereiro de 2023, de uma tarja negra na qual se lia "Estamos a dar a aula mais importante das nossas vidas", exposta no estabelecimento de ensino, facto que gerou em novembro um processo disciplinar à diretora.
Glória Sousa foi acusada de violação dos deveres de imparcialidade e lealdade.
Através de um comunicado, o Sindicato dos Professores do Norte (SPN) faz saber esta quinta-feira que "a medida da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (20 dias de suspensão, pena essa suspensa por um ano) é profundamente injusta e difícil de compreeender, especialmente quando se comemoram os 50 anos do 25 de abril, processo com o qual se conquistou a liberdade de expressão e se acabou com a censura".
No mesmo documento, o SPN refe que "os docentes do agrupamento assumem a autoria da faixa, tendo a sua diretora apenas permitido a sua colocação". "Não podemos aceitar estas medidas disciplinares e queremos deixar bem claro que a diretora Glória Sousa não está sozinha!", concluiu.