Marcelo brindou com Ana Abrunhosa: "Esteve sempre tesa e comunica como praticamente ninguém"

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pela presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, na quarta-feira
Foto: Paulo Novais/Lusa
De visita a Coimbra, esta sexta-feira, o presidente da República desfez-se em elogios à autarca, que nos últimos dias tem estado na primeira linha da comunicação ao país sobre as cheias no concelho.
"Esta presidente é excecional. Eu respeito todos os autarcas, já fui autarca em vários sítios, mas não há dúvida de que Coimbra passou um aperto, mas que aperto. E ela esteve sempre tesa", disse Marcelo Rebelo de Sousa, referindo-se a Ana Abrunhosa, presidente da autarquia que tem estado em evidência mediática nos últimos dias, por causa das cheias que afetam a zona Centro e que provocaram o rebentamento de um dique e o abatimento de um troço da A1.
Depois de recordar um episódio recente em que telefonou à autarca por volta das 2 horas, estando ainda a socialista a trabalhar, apenas seis horas antes de dar uma conferência de Imprensa, o chefe de Estado voltou a elogiá-la. "Resumindo, ela foi muito tesa e comunica como praticamente ninguém", atirou.
Hoje em Coimbra, para uma visita surpresa que atrasou em cerca de meia hora a reunião da proteção civil e serviços municipais locais em torno do risco de cheia, Marcelo Rebelo de Sousa percorreu a rua Ferreira Borges, cumprimentou alguns comerciantes, deixou uma nota num músico de rua e entrou num bar de vinhos, onde fez um "brinde à resiliência" com Ana Abrunhosa.
Sobre a decisão de passar por ali, o presidente da República disse que as pessoas "precisam de ter confiança nessas situações de aperto que são extremas", seja nos autarcas ou no Governo, que "também fez o que pôde e o que não pôde, em particular o primeiro-ministro".
O passeio pela Baixa da cidade ocorreu já depois de haver perspetivas positivas de que o risco de uma cheia de grandes dimensões tinha passado. No final, ofereceu uma garrafa de vinho a Ana Abrunhosa, de uma marca com o nome "Obrigado", complementando a dedicatória: "Em nome de Portugal".
Leia também Coimbra está "fora da situação de grande perigo", diz Ana Abrunhosa

