Marcelo elogia "preocupação social e proximidade" do antigo autarca Fernando Melo
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou esta segunda-feira a morte de Fernando Melo, antigo presidente da Câmara Municipal de Valongo e governador civil do Porto, que elogiou pela "preocupação social e proximidade".
Corpo do artigo
O antigo autarca do PSD, que presidiu à Câmara Municipal de Valongo durante 18 anos, morreu hoje, aos 89 anos, no Hospital de Santo António, no Porto.
Numa nota de pesar publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta "as suas mais sentidas e amigas condolências" à família de Fernando Melo.
O chefe de Estado recorda-o como "político, autarca e dirigente público na Área Metropolitana do Porto, em muitos casos pioneiro, depois patriarca, sempre caracterizado pela humanidade, preocupação social e proximidade".
O presidente da República acrescenta que Fernando Melo deixa "uma memória muito grata em tantos que o conheceram e podem testemunhar as suas enormes qualidades pessoais".
Fernando Horácio Moreira Pereira de Melo, nascido em 1936, formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Porto, com a especialidade de gastroenterologia.
Após o 25 de Abril de 1974, filiou-se do PSD, de que era o militante número 87.
Entre outros cargos que exerceu, foi presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte), governador civil do Porto entre 1991 e 1993, e depois presidente da Câmara Municipal de Valongo, no distrito do Porto, durante 18 anos, até 2012.