A 20.ª Marcha de Orgulho LGBTI+, que tem como lema "direito a existir, dever de resistir", vai provocar alguns condicionamentos ao trânsito da cidade do Porto, entre as 15 e as 24 horas deste sábado.
Corpo do artigo
A manifestação vai partir da Avenida dos Aliados e passará pela Rua Gonçalo Cristóvão, Praça da República, Rua da Boavista, Rua de Cedofeita, Praça de Carlos Alberto, Rua do Carmo, Cordoaria (junto ao Tribunal), antes de terminar no Largo Amor de Perdição.
Esta é uma ação que já é realizada há 20 anos, com o objetivo de celebrar a diversidade das características sexuais, com orgulho assumido pela sua capacidade de resistência e de luta pelos seus direitos. Além disso pretende dar maior visibilidade às reivindicações das minorias.
O coletivo do Orgulho LGBTI+ do Porto reforça que "celebrar é também resistir". "Esta resistência se faz nas ruas, mas também nas propostas concretas que procuram transformar estruturalmente a sociedade. Porque o direito a existir é inegociável - e o dever de resistir, coletivo", adianta.