A 13.ª Marcha pelos Direitos LGBTQIAPN+ de Braga sai à rua no próximo sábado, dia 5 de julho, sob o mote "Do armário para a rua, a revolução é tua!". O ponto de encontro é às 15 horas no Parque da Ponte, atrás da Capela de S. João da Ponte e a marcha subirá a Avenida da Liberdade.
Corpo do artigo
Em comunicado, o coletivo "Braga Fora do Armário" (organizador da marcha desde a sua primeira edição em 2012) destaca um programa mais completo, antes e no dia da marcha. “Na quarta, dia 2, às 17.30 horas, no Guria! Coffee Spot, há Leitura e Partilha de Poesia Queer - as pessoas são convidadas a trazer os seus poemas preferidos, que tenham lido ou escrito, que queiram partilhar num contexto intimista e informal”.
Na quinta, dia 3, às 21.30 horas, na sede da UMAR Braga, Ser Queer em Braga - uma roda de conversa informal e partilha de experiências, alegrias e dificuldades que as pessoas queer (termo da língua inglesa para minorias sexuais e de género) a viver em Braga enfrentam.
O coletivo acrescenta que, na sexta-feira, dia 4, das 22 horas às 0.00 horas, na Arcada em frente ao café da Brasileira, ocorre a Vigília Semanal pela Paz na Palestina, sob o lema “Não há orgulho no genocídio”. A Marcha junta-se, assim, à Civitas Braga, ao Coletivo pela Libertação da Palestina e ao Coletivo de Estudantes da UMinho pela Palestina, que organizam uma vigília semanal pela Palestina.
Os organizadores “recordam, neste contexto, a forma como o estado de Israel, investigado por genocídio nos tribunais internacionais, usa a luta queer para justificar o genocídio e limpeza étnica das pessoas palestinianas, numa prática conhecida como 'pinkwashing'. A comunidade queer recusa ser uma marioneta da propaganda israelita e coloca-se do lado da paz e do povo palestiniano”.
No sábado, às 10.30 horas, na Arcada realiza-se uma oficina de cartazes, em preparação para a Marcha e, às 15 horas, inicia-se a concentração no Parque da Ponte, partindo a marcha algum tempo depois até ao topo da Avenida da Liberdade.
No final, será lido o manifesto, seguido de microfone aberto para intervenções e performances. Na ocasião, e em colaboração com a Comissão Promotora de Homenagem a António Variações (2018-2025), decorre uma performance de Hélder Hugo Matos de homenagem a esta grande figura de Amares, no distrito de Braga.
Segue-se um jantar em formato piquenique na Praça do Município e, a partir das 23 horas, uma "After Party", organizada pela produtora Tuck.it, na discoteca Lustre.
