As marchas de S. João voltam às ruas de Gaia este sábado, pelas 21 horas, na praça de Aljubarrota. Espetáculo vai ser precedido pela entrega de prémios das marchas do ano passado.
Corpo do artigo
A noite vai começar com o desfile das instituições participantes, pelas avenidas Diogo Leite e Ramos Pinto, até ao Cais de Gaia. Os Mareantes do Rio Douro vão ecoar os bombos a anunciar o início das marchas, depois de um concerto de Teófilo Granja.
O espetáculo vai começar pela entrega dos prémios das marchas do ano passado, com o primeiro lugar para a Tuna Musical de Santa Marinha.
As marchas contam com a participação de instituições de nove freguesias. No total, vão ser dez atuações. A entrada é gratuita, porém é condicionada à lotação da bancada que está junto ao Largo de Aljubarrota.
Os grupos participantes vão ser avaliados em vários parâmetros, desde a letra, a música, o guarda-roupa, a coreografia e a cenografia.
Condicionamentos de trânsito
O trânsito vai estar interrompido, entre as 17 horas deste sábado e as 3 horas de domingo, nas avenidas Ramos Pinto e Diogo Leite, entre o Largo da Cruz e o Largi D. Luís I.
A partir das 19.30 horas de sábado e durante uma horam o trãnsito vai estar condicionado no Largo D. Luís I, no tabuleiro inferior da Ponte Luís I, na Rua de General Torres e na Rua do Casino da Ponte, para a saída dos marchantes.
Junto ao antigo campo de futebol de Candal, o trânsito também vai estar interrompido a partir das 19.50 horas, para o estacionamento de autocarros.
No Porto, as festas de São João encerram com as rusgas no dia 1 de julho, na Avenida dos Aliados. As marchas voltam a contar com a participação de várias associações e coletividades da cidade. O desfile começa às 17 horas na Rua de Passos Manuel.