“Março com Sabores do Mar” mostra há 25 anos a excelência da gastronomia de Esposende
São 25 anos a levar às mesas dos restaurantes o que de melhor há na gastronomia de Esposende. O “Março com Sabores do Mar” vai já na 25.ª edição e, para além de promover a gastronomia com base no peixe e no marisco e os produtos locais, tem o objetivo de combater a sazonalidade desta cidade costeira.
Corpo do artigo
O evento foi apresentado terça-feira e, por ser uma edição especial, contará com muitas novidades. Será editada uma publicação chamada “25 anos de Março com Sabores do Mar”, haverá uma exposição de rua denominada “Sabores de Prata que Valem Ouro” e uma outra com o nome “O meu avental conta uma história do mar”, que envolve toda a comunidade.
Este ano aderiram 48 unidades de restauração do concelho, 14 das quais participam no concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar", mantendo-se os concursos “Fish Chef”, para a comunidade escolar, e “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende. Será, também, retomado o concurso “Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”.
Tal como na edição anterior, o evento extravasa o mês de março, tendo-se iniciado em fevereiro com a campanha “Lampreia & Companhia”, e finalizando em abril, com a iniciativa “Esposende, o robalo está aqui”.
Orientado para a promoção da alimentação atlântica, concretamente dos pratos de peixe e mariscos, o “Março com Sabores do Mar” associa também a doçaria e a panificação locais e outros produtos do Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Endógenos, que terão como montra a iniciativa “Páscoa EsLocal”.
A cozinha viajante “Street Fish Food” regressa às escolas e as “Receitas a Olho” recuperam, mais uma vez, as receitas de mães e avós, estando garantida também mais uma edição da iniciativa “Salvar o Planeta à Mesa”. Lúdica, mas também educativa, pretende ser a ação “Desgrace na Cozinha”, uma sátira ao programa televisivo “Inferno na cozinha”. O 25.º aniversário deste certame terá ainda uma componente formativa, privilegiando a capacitação dos profissionais do setor, nomeadamente gestores e demais colaboradores das unidades de restauração locais.
Combater a sazonalidade
“Março com Sabores do Mar não é só uma mostra de gastronomia. Faz parte de uma estratégia do Município de Esposende para promover e dinamizar o turismo, amenizando o efeito da sazonalidade, conferindo sustentabilidade à atividade turística. É uma marca de relevo no panorama gastronómico nacional”, salientou o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, frisando que o sucesso da iniciativa se deve ao esforço e envolvimento de muita gente, ao longo de 25 anos, mas sobretudo aos empresários da restauração.
“Durante o mês de março a cozinha de Esposende saberá ainda mais a mar”, assinalou, antes de concluir: “A isto se juntam bons vinhos, doces únicos, belas paisagens, simpatia e saber receber”.