A agitação marítima levou ao corte da marginal urbana da Póvoa de Varzim (avenida dos Banhos), cerca das 16 horas desta segunda-feira, numa medida que será prolongada até às primeiras horas da manhã de quarta-feira, revelou à Lusa fonte da Câmara Municipal local.
Corpo do artigo
Esta tarde, o mar chegou mesmo a galgar os areais e a inundar os passeios e a estrada embora sem causar estragos em automóveis e nos estabelecimentos comerciais adjacentes.
A marginal poveira costuma receber, na véspera de Carnaval, o tradicional cortejo dos mascarados espontâneos, iniciativa que, apesar da forte agitação marítima, não terá qualquer restrições em termos de segurança.
Ainda assim, a autarquia poveira recomenda aos foliões que evitem idas ao areal, e que mantenham atenção redobrada caso o mar volte a galgar passeios e estrada, pois está previsto, para a madrugada, um novo pico da maré.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso vermelho (situação meteorológica de risco extremo) desde as 12 horas desta segunda-feira e até às 00:00 horas de terça-feira.