Chama-se "Maria", foi criada por Inteligência Artificial e é a nova assistente virtual da Câmara de Matosinhos. Trata-se de uma das inovações daquele Município no âmbito da reformulação do portal autárquico. O avatar é capaz de esclarecer os cidadãos sobre os mais variados assuntos e indicar os passos a seguir.
Corpo do artigo
"Olá, eu sou a Maria e sou uma assistente virtual da Câmara Municipal de Matosinhos. Em que posso ser útil?". Assim se apresenta a nova assistente virtual no site daquele Município. A opção de conversar com o avatar está disponível no canto direito da página de internet e há três perguntas já preparadas para o utilizador, mas qualquer questão pode ser colocada à "Maria".
Trata-se de um atendimento online, no qual a assistente adota uma postura e expressões características do ser humano enquanto conversa com o utilizador, ouvindo-se ao mesmo tempo uma voz tipicamente computorizada. Existe, contudo, a possibilidade de desligar o avatar.
Este género de opção é já utilizado em vários sites, mas de acordo com a empresa WireMaze, responsável pelo desenvolvimento do site, este é o primeiro portal autárquico "com recurso a tecnologias de Inteligência Artificial".
O avatar responde também em inglês, se a pergunta for colocada nessa mesma língua, mas com alguns erros de pronúncia. O JN colocou questões, por exemplo, relacionadas com o pagamento de água, em espanhol ou francês, às quais Maria respondeu: "Desculpe, mas só falo português".
A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, considera que "a tendência é a de as pessoas interagirem através de interfaces voz, como a Siri ou Alexa, e a Maria representa um avanço significativo, já que oferece respostas e serviços personalizados às necessidades dos cidadãos de Matosinhos".
Pesquisa melhorada
A Câmara de Matosinhos salienta, em comunicado, uma melhoria no serviço de pesquisa. Também esta solução recorre a Inteligência Artificial, tendo "a capacidade de aprender de forma autónoma com a informação que a autarquia disponibiliza no site".
Ao mesmo tempo, está agora disponível um "Diretório de Serviços Inteligente", através de ações como "pedir, consultar e pagar". O objetivo, sublinha ainda o Município, é "eliminar as barreiras burocráticas e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais, oferecendo informações claras, orientação personalizada e funcionalidades intuitivas".