Maria Helena Basto celebra hoje 105 anos. De Tavira, terra onde nasceu, partiu para Lisboa e correu o mundo. Hoje vive no Porto, mas as lembranças das viagens que fez, sozinha ou com o marido, são o refúgio para onde gosta, de quando em vez, voltar.
Corpo do artigo
Não dispensa estar bem vestida, nem de ir ao cabeleireiro e à manicure todas as semanas. Vaidosa, bem-disposta e de bom coração. É assim que Maria Helena Basto é conhecida na residência sénior Pinheiro Manso, na Boavista, onde vive atualmente. Nasceu em Tavira, mas cedo rumou a Lisboa, onde foi criada pelo tio e padrinho, que era militar e ensinou-a a "fazer uma continência como deve ser". "Fui criada no quartel e aprendi a carreira de tiro. Em parte, sou um pouco de soldado", diz.
Às vezes, fruto da idade, as memórias falham, mas do marido, "bonito e alto", nunca se esquecerá. "Passei uma vida muito boa, desde que nasci. Vivi feliz, casei muito bem e com um marido muito bom", recorda com saudade. Maria Helena sempre gostou de viajar e fê-lo durante a vida toda. Primeiro sozinha, depois com o companheiro de vida, Rui Frederico Basto. "O meu marido era economista e sempre que ele ia para fora em trabalho, eu ia com ele", conta.