
Foto: Direitos reservados
Esta sexta-feira à noite, Maria João regressa ao Guimarães Jazz, onde já atuou em 1991 e novamente em 1995, nessa altura já com Mário Laginha., com quem viria a protagonizar uma dupla de grande sucesso. A cantora vai interpretar "Abundância", o seu último álbum, acompanhada pela Orquestra de Guimarães.
Corpo do artigo
Na quinta-feira, no concerto que deu a partida para duas semanas de jazz, o quarteto liderado por Immanuel Wilkins (saxofone), com Micah Thomas (piano), Ryoma Takenaga (contrabaixo) e Kweku Sumbry (bateria) e as três vozes que os acompanharam surpreenderam com uma entrada em que tocaram 35 minutos, de um só fôlego, de uma música encantatória. O Guimarães Jazz prolonga-se até 15 de novembro.
A última vez que Maria João esteve no Guimarães Jazz, em 1995, embora já fizesse dupla com Mário Laginha, ainda não era o nome incontornável em que, entretanto, se tornou. Com o festival a chegar à sua 34.ª edição, o Centro Cultural Vila Flor (CCVF) a celebrar 20 anos e Maria João a festejar 40 anos de carreira, o público vimaranense e a cantora voltam a ter encontro marcado. É hoje, às 21.30 horas. O espetáculo assenta no álbum "Abundância", um disco gravado entre Maputo e Lisboa, em que a cantora regressa às suas raízes africanas.
A apresentação de "Abundância" no Guimarães Jazz, tem o atrativo adicional de a cantora ser acompanhada pela Orquestra de Guimarães, com a direção musical e os arranjos a cargo de Pedro Lima. Diz quem espreitou os ensaios, no Teatro Jordão, que o resultado "é fantástico".
Na edição de 2024 do Guimarães Jazz, Ambrose Akinmusire colocou a fasquia muito alta na combinação entre um instrumentista virtuoso e uma voz, no caso do rapper, improvisador, performer, Kokayi. Immanuel Wilkins e companhia, com especial destaque para as três vozes - Malaya, Yaw e June MacDoom - corresponderam ao desafio no concerto de abertura da edição de 2025 do festival. Logo a começar, a voz de June MacDoom chegou de uma forma tão envolvente que parecia fazer parte do próprio edifício, como se as paredes e os tetos da sala tivessem começado, por magia, a produzir som.
June foi uma presença sempre discreta, mas indispensável. Os picos de excitação ficaram reservados para Malaya e Yaw, que se revezaram com o saxofone em prolongadas preces musicais. Depois de tocar durante 35 minutos seguidos, deixando o público, que encheu o grande auditório do CCVF, ansioso por uma paragem para aplaudir, Immanuel Wilkins gracejou: "Belive it or not, this was just one song".
Foto: Direitos reservados
Os bilhetes para o espetáculo de Maria João com a Orquestra de Guimarães custam 20 euros. O Guimarães Jazz prolonga-se até 15 de novembro e oferece descontos de 40% para quem for a dois concertos, de 20% para três e de 30% para quatro. Também há descontos para menores de 30 anos, maiores de 65, pessoas com deficiência, sócios da Associação Convívio e do Pentágono Cultural.

