Marina Mendes já tinha subido à vice-presidência da Câmara de Gaia quando Patrocínio Azevedo teve de sair, por ser arguido na Operação Babel. Agora, com a renúncia de Eduardo Vítor Rodrigues, anunciada para maio, assumirá a cadeira da presidência.
Corpo do artigo
Assim que Eduardo Vítor Rodrigues renunciar, no seu lugar ficará a atual vice, Marina Mendes. A sucessora foi escolhida para a vice-presidência na sequência do caso judicial que envolve Patrocínio Azevedo e levou à sua prisão preventiva no âmbito da Operação Babel (foi libertado no mês passado), afastando-o da autarquia. Marina Mendes é vereadora adjunta do presidente para as áreas da Educação, Ação Social, Habitação, Emprego e Coesão Social. É licenciada em Serviço Social e mestre em Intervenção Comunitária.
Entre 2000 e 2014, esteve ligada à área da Ação Social, no Porto, iniciando esse trajeto como diretora técnica da Obra Social Nossa Senhora da Boa Viagem. De 2014 a 2017, coordenou a equipa da Ação Social de Gaia. Hoje, entre outras tarefas, tem a seu cargo a rede municipal de creches. Em outubro de 2024, candidatou-se ao cargo de Gestão de Pessoas e Organização da Câmara do Porto, tendo ficado em terceiro lugar no concurso, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.