A Marinha vai celebrar o seu Dia em Viana do Castelo e trará 1100 militares à cidade numa operação, que também visa recrutar jovens vianenses. O navio-museu Gil Eannes foi esta terça-feira o cais de embarque para as comemorações do Dia da Marinha, cujo ponto alto será no dia 17 com a cerimónia militar.
Corpo do artigo
A programação, que irá mostrar a força naval portuguesa ao público naquela cidade, com a presença de cerca de 1100 militares e através de demonstrações de meios e atividades, exposições, batismos de mar, visitas a navios como o Sagres e o NRP Viana do Castelo, concertos e um colóquio, foi apresentada a bordo da embarcação. Contou com a presença (por videoconferência) do Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Jorge Nobre de Sousa, que declarou que as comemorações, além de celebrarem os 527 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia (20 de maio de 1498), serão uma oportunidade de recrutamento de novos militares.
"Nós queremos estar em Viana para recrutar vianenses", declarou o Almirante Nobre de Sousa, indicando que as comemorações serão "uma oportunidade para mostrar que a Marinha é um mar de oportunidades", em termos de carreira profissional. "A Marinha precisa, como os demais ramos das Forças Armadas, de recrutar mais pessoal e de ter capacidade de retê-los, de lhes dar condições de trabalho e de ter condições materiais", defendeu, acrescentando que, por isso, o Centro de Recrutamento da Marinha irá "fazer uma campanha agressiva, no bom sentido, de tentar convencer os jovens vianenses a virem continuar a sua vida ou, pelo menos, ter uma experiência durante algum tempo nas Forças Armadas".
O almirante destacou, ainda, "o vínculo" da Marinha com Viana do Castelo, como cidade ligada ao mar e à construção naval, e considerou que, "dificilmente", arranjaria "melhor local para recrutar. Aliás, começarei a tentar lançar as sementes do recrutamento mais a prazo, logo naquelas novas gerações que vão estar na competição de surf (uma das atividades desportivas da programação), porque é nesses pequeninos que temos de investir".
O Chefe de Estado-Maior da Armada (CEMA) assinalou a "necessidade de aumentar os quadros", e disse num tom que divertiu os presentes na conferência de imprensa: "Preparem-se que nós vamos aí e vamos ser agressivos a convencer as pessoas a virem para a Marinha".
Navio-escola Sagres aberto ao público
De 5 a 12 de maio, vão decorrer ações de divulgação nas escolas, com enfoque nos alunos do 12.º ano e de formação profissional. Também será realizado um concurso interescolas para todos os níveis de ensino, em que os prémios serão um embarque no navio-escola Sagres, visitas a espaços culturais e merchandising da Marinha. No dia 15 à tarde, o CEMA visitará o serviço de pediatria do hospital de Viana do Castelo.
"Efetivamente, a Marinha quer recrutar e quer recrutar no distrito de Viana do Castelo e uma das funções do Dia da Marinha é, além de mostrar a Marinha, mostrá-la a quem quer vir para a Marinha", sublinhou o porta-voz da Marinha, comandante Ricardo Sá Granja.
Da programação, destacam-se as exposições de símbolos de ligação à Marinha portuguesa, demonstrativas e interativas, a abertura do navio-escola Sagres ao público, que estará atracado em frente à Praça da Liberdade, no centro da cidade, de 14 a 18 de maio (os horários de visita são 10-12horas; 14-18horas e 20-22horas), e a inauguração de um monumento do Dia da Marinha, uma roda de leme, em frente à Capitania do Porto de Viana do Castelo, no dia 15 de maio .
No dia 16, realizar-se-á um colóquio sobre "O mar: tradição e desafios", e estão previstos dois concertos com a Banda da Armada: um com a participação de Gisela João na noite de 16, na Praça da liberdade, e outro às 17 horas do dia seguinte, com alunos da Arteam, no Teatro Municipal Sá de Miranda.
O dia 17 será "o ponto alto das comemorações", com a cerimónia militar junto ao navio Gil Eannes (11 horas) e desfile das forças em parada, com a presença de cerca de 550 militares e, ainda, uma demonstração naval. Segundo o comandante Ricardo Sá Granja, na programação que decorrerá até 20 de maio, estarão envolvidos um total de 1100 militares.
Para o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, as celebrações são motivo de orgulho e de "grande responsabilidade. A nossa cidade sempre esteve, está e estará com a nossa Marinha. É um privilégio escolherem Viana do Castelo para celebrar o vosso dia, particularmente considerando que a nossa cidade e concelho têm uma relação histórica com o mar".