A Assembleia Municipal aprovou, na sessão de segunda-feira, um voto de congratulação pelo centenário do nascimento de Mário Soares, com os votos favoráveis do PS, PSD e BE. A a IL e o CDS abstiveram-se e o Chega votou contra.
Corpo do artigo
De acordo com a deliberação, a Câmara vai atribuir o nome de Mário Soares a um espaço público da cidade de Guimarães. Foi ainda aprovado, por unanimidade, um voto de congratulação proposto pelo PS, pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026 pelo Município.
Na mesma reunião, foi rejeitada, com os votos contra do PS, CDU e BE, a proposta do CDS que visava a realização de uma sessão evocativa dos 50 anos do 25 de Novembro de 1975.
Uma moção do PS reclamando apoio financeiro ao CIAJG - Centro Internacional das Artes de José de Guimarães por parte do Estado central, para pôr fim ao “tratamento desigual” por comparação com a Casa da Música, no Porto e Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito da realização de capitais europeias da cultura, foi aprovada por maioria, com a abstenção da IL.