Marionetas de todo o mundo no IV Festival "Olhó Boneco!" em Vila do Conde
Vai decorrer, no próximo fim-de-semana, em Vila do Conde, o IV festival de teatro de marionetas "Olhó Boneco!", organizado pela companhia local Lafontana - Formas Animadas. Nos dois dias, há seis espetáculos para ver, sempre nos jardins do Centro de Memória, todos com entrada livre. Este ano, o festival, sob o mote "Barracada", é dedicado à barulhenta família do polichinelo napolitano e às suas variações pelo mundo.
Corpo do artigo
"São barraquinhas coloridas de cinco países, com bonecos populares semelhantes ao nosso Teatro Dom Roberto", explica a Lafontana - Formas Animadas, que, este ano, apresenta ainda, em estreia absoluta, o espetáculo de teatro de fantoches "Vai dar barraca!", produzido em articulação com a comunidade local.
"Barracada" é uma expressão usada em português para indicar que algo vai causar problemas, discussão ou confusão. No contexto do teatro de marionetas, "barraca" é o termos utilizado para descrever a estrutura onde os bonecreiros atuam, escondidos do público e onde os fantoches são manipulados. Prometem-se confusões, cenas hilariantes e muitas peripécias.
O festival vai decorrer sábado e domingo, entre as 14h00 e as 19h00. Os espetáculos começam às 14.30 horas, com "Mamulengo", da Lafontana (Brasil). Segue-se, às 15 horas, "Barriga Verde", por Borja Insua (Espanha), "Robertos" de Rui Sousa (Portugal - 15.45 horas), "Pulcinella", de Irena e Veccia (Itália - 16.15 horas), "Punch and Judy", por Clive Chandler (Reino Unido - 17 horas) e, a fechar, às 18 horas, "Vai dar barraca!". O programa repete-se nos dois dias.
Para além dos espetáculos, no âmbito do "Olhó Boneco!", no domingo, entre as 10 horas e as 13 horas, haverá uma oficina de construção de Dom Roberto orientada pela Companhia Red Cloud Teatro de Marionetas.
O "Olhó Boneco!" é o contributo da Lafontana para criar uma oferta regular e estável ligada às formas animadas, destinada ao público de todas as idades e marca o encerramento do calendário anual que traz, todos os meses, teatro de marionetas ao espaço AlfaCena, a sede da Lafontana. A companhia conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Câmara de Vila do Conde.