O marisco e o peixe são as estrelas do "Março com Sabores do Mar", evento gastronómico que acontece anualmente em Esposende e que já vai na 26.ª edição. O objetivo é valorizar a gastronomia local e promover os produtos do mar, sem esquecer a doçaria e os vinhos produzidos no concelho.
Corpo do artigo
“É uma celebração do que a nossa terra tem de melhor. Uma combinação de tradições, inovação e, claro, a nossa imensa costa. Este evento não só promove o turismo e a gastronomia, mas também cria uma plataforma para o fortalecimento dos laços entre os nossos produtores, os chefs e a comunidade local”, afirmou o presidente da Câmara de Esposende, durante a apresentação do certame.
Guilherme Emílio recorda que “Março com Sabores do Mar” apresenta-se, este ano, com “um formato renovado e ainda mais envolvente”, antevendo um mês em que Esposende “vai ser um palco de sabores que homenageiam e celebram a nossa gastronomia, a nossa terra e, acima de tudo, o nosso património natural e cultural”.
IPCA marca presença
O recente Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar (LISA), do Politécnico do Cávado e do Ave, instalado em Esposende, acolherá diversas ações do programa deste ano. Outra das novidades do “Março com Sabores do Mar”, ocorre no dia 15 de março, no estuário do rio Cávado, onde será possível ficar a conhecer melhor as “plantas marítimas e halófitas”, numa ação coordenada por Elina Stolde, da “Gata da Mata - Wild Food” que, no dia 29 de março, na praia de Apúlia, dá a explorar algas comestíveis.
Uma marca distintiva deste evento reside na valorização de uma gastronomia de base local e regional, assente em produtos endógenos, tais como peixes e mariscos, hortícolas, laticínios, vinhos, doçaria e pão. Tudo isto promovendo a alimentação atlântica.
O evento mantém a sua vertente física e presencial, com atividades em espaço público, com os momentos “Gastronomia em Ação: Workshops, Concursos e Atividades Interativas”, mas também marca presença no formato digital.
Programa vasto
Na cozinha móvel, o público poderá participar em diversas experiências gastronómicas, como os workshops de cozinha com Chef Graciela Macedo (Chef Grace) – dias 2 e 23 de março; “Salvar o Planeta à Mesa: Da Pele às Espinhas – Consciência, Sabor e Nutrição”, com o Chef Emídio Concha de Almeida – inclui uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com a oferta de flores em papel criadas pelos utentes da APPACDM de Marinhas; “Snack Mar” – Petiscos do mar apresentados pela Escola Profissional de Esposende (16 de março) e pelo Politécnico do Cávado e do Ave (30 de março); “Street Fish Food” que, em parceria com a Docapesca, promove a cozinha atlântica junto da comunidade escolar e do público em geral.
Vincando a vertente pedagógica que está, desde início, associada ao evento “Março com Sabores do Mar”, realizam-se diversas ações, envolvendo e sensibilizando a comunidade para a promoção de uma alimentação saudável. O concurso “Jovem Gastrónomo dos Sabores do Mar” realiza-se desde 2009 e tem como objetivo promover os produtos locais (hortícolas, pescado, etc.) e valorizar os alunos do Curso de Cozinha, Escola Profissional de Esposende. Decorrerá no dia 12 de março.
O concurso “Fish Chefe” tem o intuito de fomentar o consumo de peixe nas cantinas escolares, sendo os participantes convidados a confecionar uma receita de peixe. O concurso decorrerá no LISA/IPCA, entre 31 de março a 4 de abril.