O antigo matadouro de Viana do Castelo vai ganhar nova vida, como centro de tecnologia, ciência e arte, até 2027. O arranque do projeto foi assinalado esta quarta-feira, com a assinatura de um contrato de parceria, que envolve a câmara municipal e mais seis entidades de várias áreas.
Corpo do artigo
Segundo informação divulgada durante a cerimónia, a obra de reconversão do antigo matadouro, inaugurado em 1926 e desativado em 1990, deverá arrancar no terreno no final deste ano. E o futuro centro, que dará pelo nome de "Viana S.T.ARTS centre", iniciará atividade em setembro de 2027.
Recorde-se que a criação de "um laboratório urbano criativo", que cruza ciência, tecnologia e arte, no antigo espaço de abate animal de Viana do Castelo, foi aprovada no âmbito do programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, garantindo um financiamento de cerca de cinco milhões de euros.
Foi uma das 14 candidaturas selecionadas, mas a única portuguesa, entre 100 apresentadas por vários países da Europa. A candidatura, elaborada no âmbito da "Call for Innovative Actions" da European Urban Initiative (New European Bauhaus), foi submetida em janeiro de 2023, com um orçamento superior a seis milhões de euros. A sua execução será financiada a 80% pelo FEDER.
"Estamos neste momento preparados para avançar", declarou, esta quarta-feira, o Vereador da Administração Geral, Transição Digital e Inovação, Ricardo Rego, presente na cerimónia que selou a parceria entre a câmara municipal de Viana do Castelo e a Associação Juvenil de Deão, a Itecons, com sede em Coimbra, a consultora Inova+, a Dinamo10, a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O autarca Luís Nobre sublinhou a sua "satisfação" com a solução encontrada para o antigo matadouro municipal que, referiu, era um dos objetivos traçados para o presente mandato autárquico. E que, além de cumprir o desafio de concretizar "uma função disruptiva que se afastasse da inicial", também representará a "criação de uma nova centralidade na cidade". O antigo matadouro está situado nas imediações da Praia Norte, numa zona onde o município libertou recentemente terreno no Plano Diretor Municipal (PDM) para construção de nova habitação.
Segundo a calendarização do projeto divulgada esta quarta-feira, o concurso público para a empreitada de conversão do matadouro em "Viana S.T.ARTS Centre", será lançado em julho deste ano. Em 2025, estudantes do ensino superior serão desafiados a apresentar propostas para o design interior e mobiliário do edifício. Em 2026, será concluído um plano estratégico e de atividades do futuro centro, sendo que em 2027 decorrerá a instalação, a definição do modelo de gestão e, após o verão, o arranque da nova vida do matadouro.