Projeto arrancou este sábado e vai estender-se a mais quatro areais. Investimento de 500 mil euros foi resultado de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Corpo do artigo
Estão instaladas três passadeiras e quatro cadeiras anfíbias na praia de Matosinhos para facilitar o acesso ao areal a pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. À utilização de cadeiras anfíbias vai somar-se ainda, durante a próxima semana, o lançamento de um portal onde os veraneantes podem inscrever-se e garantir o apoio dos nadadores-salvadores caso queiram ir à água. As passadeiras e cadeiras estão disponíveis na praia de Matosinhos, mas o projeto “Mar para todos” estende-se aos areais de Leça da Palmeira, Agudela, Cabo do Mundo e Memória.
No que respeita às estruturas desportivas na praia, estão em funcionamento quatro campos de “street basket”. De igual modo, ao longo da orla costeira foram colocadas dezenas de plataformas desportivas com equipamentos de fitness, nota a Câmara. Está prevista uma dezena de campos informais de vólei de praia, futevólei e ténis de praia.
Investimento do PRR
O projeto arrancou este sábado, na praia de Matosinhos, com a presença da presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, o vereador Nuno Matos, e o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.
O objetivo é “promover a inclusão de pessoas seniores ou com deficiência e incapacidades através do desporto e das acessibilidades”. O investimento de 500 mil euros foi garantido por fundos do PRR, resultado de uma candidatura no âmbito do Plano de Ação das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção identificados no Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana do Porto.
Essa iniciativa contempla ainda formação nos concessionários das praias sobre temas de inclusão e acessibilidades.