Traçado previsto inclui atravessamento da ponte de Leça da Palmeira da A28. Tema será discutido esta quarta-feira, em reunião de Câmara de Matosinhos.
Corpo do artigo
A Câmara de Matosinhos prepara-se para avançar com a construção de uma linha de metrobus (autocarro a hidrogénio verde a circular em canal dedicado) entre o mercado e a estação de metro “Verdes”, junto ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Trata-se de uma ligação com cerca de dez quilómetros e para a qual são necessárias três parcelas de terreno. A doação das mesmas já foi aceite pelos proprietários, diz a autarquia, mas o tema será debatido esta quarta-feira em reunião de Executivo em Perafita.
O Município diz já ter contactado os proprietários dos terrenos em causa e que os mesmos “manifestaram disponibilidade para a doação das áreas necessárias, mediante a celebração de contrato promessa de doação com transmissão de posse”.
O projeto faz parte dos planos da autarquia no âmbito do desmantelamento da Petrogal, já que deverá ser financiado pelo Fundo para uma Transição Justa. Os 24 tanques de combustível da refinaria começaram a ser demolidos no final de outubro do ano passado, mas permanece desconhecido o masterplan a desenvolver pela Galp para aquela área, com cerca de 240 hectares.
Cerca de 20 milhões de euros
O traçado de metrobus entre o mercado e o aeroporto inclui o atravessamento da ponte de Leça da Palmeira da A28. Para já, a linha não passará por terrenos da refinaria e está prevista ainda uma fase de expansão até ao Porto.
A infraestrutura e os autocarros para a ligação entre o mercado e o aeroporto deverão custar cerca de 20 milhões de euros.