Matosinhos reforça presença da Polícia Municipal na marginal durante época balnear
A Câmara Municipal de Matosinhos vai reforçar durante a época balnear, que arranca no sábado, a presença da Polícia Municipal na marginal para dar uma “resposta mais pronta” à população.
Corpo do artigo
O patrulhamento e vigilância, que é reforçado nesta altura do ano devido ao aumento da afluência das pessoas àquele local, será feito pelos agentes da Polícia Municipal em bicicletas e a pé, em articulação com os restantes meios operacionais disponíveis, explicou fonte da autarquia, do distrito do Porto, a questões colocadas pelas Lusa.
Paralelamente, a câmara, liderada pela socialista Luísa Salgueiro, já solicitou o reforço do policiamento da PSP e Polícia Marítima, tanto ao nível do patrulhamento como da realização de ações específicas de combate à criminalidade, para proporcionar um ambiente seguro e tranquilo a todos os que frequentam as praias do concelho, referiu.
Tal como aconteceu em anos anteriores, o objetivo de intensificar o patrulhamento e vigilância da marginal de Matosinhos, nomeadamente nas horas de maior afluência, prende-se em garantir uma maior proximidade junto dos cidadãos e uma resposta mais pronta na prevenção de qualquer situação que possa comprometer a segurança pública, adiantou a fonte.
Entretanto, a Câmara de Matosinhos pediu já aos ministérios da Administração Interna e da Defesa para replicar o modelo implementado em anos anteriores junto às marginais durante a época balnear que assenta no aumento do policiamento feito, em articulação, entre PSP, GNR, Polícia Marítima e Polícia Municipal.
O MAI, agora liderado por Maria Lúcia Amaral, revelou ter encaminhado o pedido feito pela autarquia para a PSP.
Desde 2023 que, durante o verão, há um reforço do policiamento na marginal de Matosinhos, nomeadamente nas horas de maior afluência.