A Câmara de Matosinhos aprovou, esta terça-feira, a comparticipação em 50%, a partir de setembro, dos passes Andante metropolitano sub-23 dos jovens residentes no concelho que estudem no Ensino Superior e Politécnico.
Corpo do artigo
Metade do valor dos passes de transporte dos jovens residentes em Matosinhos, que estudem em universidades públicas ou privadas ou em institutos politécnicos, vai ser assegurado pela Câmara a partir de setembro. A medida foi aprovada por unanimidade, esta terça-feira, em reunião de Executivo. Esta comparticipação representará um investimento municipal na ordem dos 400 mil euros para o próximo ano letivo.
13212702
Será lançada uma plataforma para os estudantes se candidatarem ao apoio. Estima-se que 2660 estudantes beneficiem da medida.
De acordo com o vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, a Câmara está a articular com a empresa de Transportes Intermodais do Porto (TIP) a entrada em vigor da medida para setembro. A comparticipação mensal do passe metropolitano sub-23 "permitirá às famílias poupar entre 150 a 180 euros por mês e por aluno" em despesas de transporte, refere.
A par da poupança, acrescenta o vereador, a medida tem, igualmente, um papel importante no que toca à "fidelização do transporte público como resposta de mobilidade sustentável".
O apoio mantém-se para os estudantes beneficiários da Ação Social Direta. "O desconto de 50% é aplicado sobre o valor que o estudante tem que suportar para pagar o passe", esclarece José Pedro Rodrigues.
Gratuitidade completa
Alargar a comparticipação municipal e garantir passes gratuitos aos estudantes universitários "é uma possibilidade". No entanto, observa José Pedro Rodrigues, "esta é a capacidade que temos".
13794280
"Este investimento tem contexto. Assegurámos os passes para estudantes a partir dos 13 anos e alargamos a medida aos portadores de incapacidade superior a 60% [que avançará em setembro]. Admito que faça sentido, no futuro, evoluir para a gratuitidade completa", prevê o vereador.