Mais de 1600 passageiros foram afetados com o cancelamento de 36 voos da transportadora aérea SATA, esta segunda-feira, devido ao mau tempo no arquipélago dos Açores.
Corpo do artigo
"Na SATA Internacional [que assegura as ligações para o exterior do arquipélago], cancelámos oito voos com 635 passageiros", afirmou Luís Filipe Cabral, porta-voz da companhia.
Já na SATA Air Açores, que garante as ligações entre as nove ilhas, foram cancelados 28 voos que afetaram 981 passageiros, adiantou o porta-voz.
No total, 1616 passageiros ficaram em terra com o cancelamento dos voos da SATA. "Todos estes passageiros estão reacomodados em voos que se vão realizar amanhã [terça-feira]", adiantou Luís Filipe Cabral, explicando que "toda a operação foi reajustada para que os passageiros vejam a sua situação resolvida".
Segundo o porta-voz da transportadora açoriana, além dos "voos regulares previstos para terça-feira, vão realizar-se alguns voos extraordinários para reacomodar todos estes passageiros".
"Estamos a contar com a melhoria do estado do tempo, mas poderá haver ainda dificuldades com a meteorologia", admitiu o responsável, assegurando, contudo, que se as condições o permitirem "todos os passageiros chegarão aos seus destinos" na terça-feira.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) alargou o aviso vermelho - o mais grave de uma escala de quatro - ao grupo central (ilhas de São Jorge, Faial, Graciosa, Pico e Terceira) devido ao vento, já que as rajadas podem ultrapassar os 130 quilómetros/hora.
Segundo o IPMA, o aviso vermelho para o grupo central vigora até às 24.00 horas (menos uma hora nos Açores), no mesmo período em que se mantém o aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas que podem chegar aos sete metros na costa sul.
Quanto à precipitação e trovoada nestas cinco ilhas, o aviso amarelo vigora até às 22.00 horas (hora de Portugal continental).