O mau tempo que se abateu sobre o Norte Alentejano está a condicionar fortemente as celebrações da Páscoa em Castelo de Vide, tidas com as mais concorridas de todo o Alentejo.
Corpo do artigo
As fortes chuvas e as rajadas de vento provocadas pela depressão Nelson estão a deixar as ruas da "Sintra do Alentejo" despidas de gente e a limitar as atividades de ruas, pagãs ou religiosas.
Por questões de segurança, o primeiro efeito da intempérie foi o cancelamento do espetáculo piromusical que iria acontecer na noite de sábado, lançado a partir do castelo e observado na Praça D. Pedro V, após a chocalhada, e que deverá ocorrer nas celebrações do 25 de Abril.
Esta noite, a Procissão "Transporte da imagem de Nossa Senhora da Soledade", do Lar de Santo Amaro para a Capela do Calvário, está em risco. Também os divertimentos infantis instalados na praça poderão ser desmontados para não colocar a segurança das pessoas em risco.
O principal motivo de preocupação são os possíveis danos monetários que a hotelaria e a restauração possam sofrer caso o tempo não melhore. Castelo de Vide é forte ao nível da gastronomia nos pratos da Páscoa à base do borrego, muito procurados nesta ocasião.
No ano passado, no fim de semana da Páscoa, as unidades de Castelo de Vide tiveram uma ocupação de 100%.