A Porto Santo Line, proprietária do 'Lobo Marinho', o navio que realiza as ligações marítimas entre a Madeira e Porto Santo, cancelou a viagem de domingo entre as ilhas devido ao mau tempo.
Com este cancelamento da Porto Santo Line, a ilha do Porto Santo fica pelo segundo dia consecutivo sem ligação marítima, uma situação que afeta cerca de 200 pessoas.
Apesar da forte precipitação registada, sábado à tarde, em alguns pontos da ilha, estas condições climatéricas não se registam na zona do Aeroporto da Madeira, que está operacional.
Até ao momento, apenas há registo do condicionamento da via rápida no sentido Ribeira Brava-Funchal, na zona do túnel da Ribeira da Alforra, no concelho de Câmara de Lobos, devido a um deslizamento de terras, e a queda de uma árvore na freguesia do Monte, concelho do Funchal, que prejudicou a circulação.
O arquipélago da Madeira está sob aviso vermelho, o mais grave na escala do Instituto de Meteorologia (IM), da noite de sábado até à manhã de domingo, devido a chuva forte no arquipélago e vento com rajadas nas zonas montanhosas.
De acordo com as previsões do IM, o mau tempo a partir da madrugada de sábado (03.00 horas) e estender-se até à manhã de segunda-feira.
Nas regiões montanhosas, na costa norte e na costa sul da ilha da Madeira está prevista precipitação forte e o vento deverá também soprar excecionalmente forte de norte, com rajadas da ordem dos 140 km hora.
Esta situação estende-se à ilha do Porto Santo.
Quanto às condições marítimas, na costa norte da Madeira e no Porto Santo, as ondas devem oscilar entre os quatro a seis metros, podendo ser temporariamente de seis a sete metros.
A Capitania do Porto do Funchal também reforçou o aviso de má visibilidade no mar.
