O Clube de Vela da Costa Nova (CVCN), no concelho de Ílhavo, foi “duramente atingido pelo mau tempo” que se fez sentir na região na madrugada desta quinta-feira, tendo a entrada do Porto de Abrigo ficado “obstruída por uma secção do quebra-mar que se partiu e soltou das suas amarrações”.
Corpo do artigo
Em comunicado, o clube relata que, por volta “das três horas da madrugada, numa altura em que se registaram ventos constantes superiores a 100 quilómetros por hora, a secção terminal do quebra-mar sul do Porto de Abrigo do CVCN começou a ceder face à força do vento conjugada com a maré e entrou em rutura”.
Por causa dessa rutura, continua, “o pontão partiu-se em dois e a secção mais a norte deslocou-se para a entrada do Porto de Abrigo”, onde ao início desta tarde ainda se mantinha. É necessário que o tempo estabilize para se poder avançar com uma intervenção. Os prejuízos rondarão os “50 a 60 mil euros”.
Para além deste estrago, o clube registou outros prejuízos de menor dimensão em vários pontos de amarração. Durante a última madrugada foi, ainda, registada “a entrada de uma embarcação de pesca arrolada e sem tripulação, que se encontra agora atracada nos pontões do CVCN”, acrescenta o clube.