A chuva dos últimos dias provocou um aumento do caudal do rio Pepim que causou várias inundações na zona ribeirinha da aldeia de Aveleda, no Parque Natural de Montesinho, no concelho de Bragança.
Corpo do artigo
O presidente da União da Freguesias de Avelada e Rio de Onor, Mário Gomes, disse ao JN que as cheias estão relacionadas com o problema de assoreamento do rio, devido aos inertes arrastados pelas chuvas das antigas minas do Portelo, que se acumularam no leito do rio. Um problema que se verifica há mais de 15 anos.
O autarca está ainda a fazer o levantamento dos prejuízos, uma vez que o caudal do rio subiu inundando várias ruas. Mário Gomes remeteu para mais tarde informação detalhada.
Desde 2009 que as descargas de areia das antigas minas de volfrâmio de Portelo têm vindo a assorear e poluir o rio Pepim, em Aveleda, e a acumulação dos detritos já ocupa uma extensão de quase 14 quilómetros. Foi realizada uma intervenção no troço do rio que atravessa a localidade, mas o problema nunca foi resolvido na totalidade.