Manuel Pinto, médico do serviço de neurocirurgia do Hospital de São João, no Porto, recebeu uma bolsa de investigação da Sociedade Europeia de Neurocirurgia pelo projeto apresentado na área da estimulação cerebral profunda, relacionado com a Doença de Parkinson. A bolsa é de 10 mil euros.
Corpo do artigo
"O projeto consiste concretamente em estudar as ondas de atividade cerebral de doentes com Parkinson, submetidos a cirurgia de estimulação cerebral profunda (DBS)", afirmou o médico.
"Esta investigação representa uma oportunidade única de identificar as adaptações na atividade cerebral ocorridas nas primeiras semanas após a cirurgia, durante um período de bom controlo da doença. Esta informação poderá futuramente guiar novas estratégias de estimulação que permitam melhorar a eficácia da DBS no controlo da Doença de Parkinson e a qualidade de vida dos doentes", completou Manuel Pinto.
Trata-se de uma bolsa de investigação atribuída anualmente pela Sociedade Europeia de Neurocirurgia, no valor de 10 mil euros, destinada a financiar projetos de investigação inovadores. A atribuição desta bolsa acontece desde 2017 e já financiou 58 projetos, sendo a primeira vez que é atribuída a um português.