Mais de um milhar de autarcas foram homenageados no decorrer da cerimónia de celebração dos 96 anos de Elevação de Barcelos à categoria de cidade, mas também no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.
Corpo do artigo
Seiscentos e doze membros da assembleia municipal, quatrocentos e catorze presidentes de junta, setenta e oito vereadores, oito presidentes de assembleia municipal e seis presidentes de câmara foram agraciados com uma medalha comemorativa da Revolução dos Cravos, como forma de reconhecimento pelo trabalho efetuado em prol da causa pública.
“A Câmara Municipal, o nosso concelho, o nosso Município, todos juntos prestamos homenagem às personalidades barcelenses que, ao longo deste percurso de meio século, corporizaram um dos maiores pilares da democracia portuguesa – o Poder Local”, sublinhou o autarca de Barcelos. “Saúdo de uma forma muito fraterna e calorosa, todos os nossos autarcas (…) pela dedicação e trabalho em benefício do desenvolvimento do nosso concelho”, salientou Mário Constantino, na megacerimónia realizada no Estádio Cidade de Barcelos.
O edil lembrou que Barcelos “é fruto do trabalho de todos os autarcas”, de diferentes partidos e ideologias, que “meteram mãos à obra e foram construindo o concelho”. “Cada elemento da junta de freguesia, cada vereador municipal, cada presidente da câmara fez o melhor que soube e podia, tendo em conta os meios de que dispunha. Cada um, com a sua visão, com a sua personalidade, todos, tenho essa convicção, trabalharam pelo melhor das suas terras, das suas populações, do nosso grande concelho”, rematou.