Meia Maratona com 4 mil atletas dá tiro de partida à Cidade Europeia do Desporto
A 24.ª edição da Meia Maratona Manuela Machado dará, no próximo dia 22 de janeiro, o tiro de partida à Cidade Europeia do Desporto 2023 em Viana do Castelo.
Corpo do artigo
A programação apresentada, esta sexta-feira, numa conferência de imprensa pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, terá o seu momento inaugural no dia 21 de janeiro, com uma gala que decorrerá em simultâneo em dois espaços diferentes, o pavilhão José Natário e o Centro Cultural da cidade, apresentada por Cândido Costa e Carolina Torres. E a prova com o nome da maratonista olímpica Manuela Machado, natural de Viana do Castelo, decorrerá no dia seguinte, sendo a primeira do calendário, que até ao final do ano prevê a realização de 365 eventos das mais diversas modalidades naquele município.
A Meia Maratona [além de corrida inclui também uma caminhada com fins solidários] contará com a participação de cerca de 4000 atletas, dos quais cerca de 800 serão oriundos da Galiza. Um galego de 76 anos será, em princípio, segundo revelou Manuela Machado, o atleta mais velho em prova.
"Desejamos que, com este percurso, com este grande embate e grande convocatória, consigamos ser reconhecidos em tantos momentos e domínios do desporto", declarou o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre, na abertura da apresentação pública da programação. Um momento em que participaram o vereador do Desporto, Ricardo Rego, a atleta Manuela Machado e Santiago, a mascote da Cidade Europeia do Desporto 2023 em Viana do Castelo.
Luís Nobre destacou "o número significativo de eventos" previsto no calendário e estimou que estes possam envolver no seu todo "cerca de 250 mil atletas participantes". Referiu ainda que os eventos serão transmitidos através de meios digitais, permitido um maior alcance da programação e também "projeção" de Viana do Castelo a nível nacional e internacional. "Acreditamos que, através dos meios tecnológicos, possamos chegar a mais de 500 mil pessoas", disse.
Segundo o vereador Ricardo Rego, a gala de abertura, no dia 21, será transmitida em direto. Contará com o envolvimento "de coletividades, associações e juntas de freguesias", e todos os momentos artísticos ficarão a cargo "da prata da casa". Referiu que ao primeiro evento calendarizado, a Meia Maratona Manuela Machado, seguir-se-á o campeonato nacional de remo indoor e em fevereiro, "a novidade da introdução do teqball" com a seleção portuguesa da modalidade a promover uma etapa nacional em 18 de fevereiro.
A programação que estará disponível para consulta do público no site oficial da Cidade Europeia do Desporto 2023, a partir de 20 de janeiro (Dia da Cidade), contempla provas de voleibol, gira volei, basquetebol, desporto universitário, ginástica, hóquei em patins, patinagem artística, atletismo, downhill e outras modalidades, além de um encontro nacional de treinadores de futebol e um congresso internacional de treinadores. Atividades relacionadas com desporto de natureza também terão destaque, de acordo com Ricardo Rego, para "posicionar, do ponto de vista estratégico, Viana do Castelo internacionalmente".
A etapa final da Volta a Portugal em bicicleta decorrerá em Viana do Castelo, no dia 20 de agosto, feriado municipal de comemoração de Nossa Senhora d'Agonia, padroeira dos pescadores, altura em que decorrem as festas da cidade.
"Este número de 365 eventos pode aumentar, porque todos os dias estamos a receber convites, nomeadamente a nível dos congressos", referiu o vereador do Desporto, acrescentando ainda que, além da programação prevista para a cidade, "muitos eventos vão decorrer de forma descentralizada em todas as freguesias" de Viana do Castelo. A mascote Santiago irá ao longo deste ano percorrer as escolas daquele concelho.