Meia Maratona do Cávado espera mais de 1500 atletas a unir Esposende e Barcelos
A terceira edição da Meia Maratona do Cávado vai para a estrada a 6 de abril, voltando a unir as cidades de Esposende e Barcelos. A organização, a cargo da associação Amigos da Montanha, em parceria com os dois municípios envolvidos, espera aumentar o número de participantes, que no ano passado rondou os 1500.
Corpo do artigo
Na apresentação da prova, Domingos Castro, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, salientou “todo o esforço” feito para organizar a prova e mostrou-se “encantado” com o empenho dos Amigos da Montanha. Destacou, também, o forte investimento da Federação na formação dos jovens atletas e revelou que em breve será inaugurada a Casa das Seleções, uma infraestrutura que acolherá estágios de jovens atletas, sempre com o princípio fundamental de conciliar o desporto com os estudos.
O autarca de Esposende, Guilherme Emílio, realçou o simbolismo da prova, que liga Esposende e Barcelos sob o lema “O rio que nos une”, promovendo não apenas o desporto e a saúde, mas também a valorização do território e das tradições locais. Enalteceu ainda o papel dos Amigos da Montanha, cuja dedicação e capacidade organizativa tornam possível um evento de grande dimensão e impacto comunitário. Por seu lado, o vereador da Câmara Municipal de Barcelos, José Paulo Matias, reforçou a importância da coesão entre territórios e das boas relações entre populações e autarquias.
A Meia Maratona do Cávado parte de Esposende, no dia 6 de abril, às 10.15, com meta em Barcelos. Além dos 21 quilómetros, haverá uma mini maratona, com cerca de 10 km, e uma caminhada de 8 km, ambas com partida e meta em Barcelos. A caminhada tem este ano um percurso ao longo das margens do Cávado, visitando parte da nova Ecovia.
Entre os atletas presentes na apresentação e confirmados na prova estiveram Beatriz Rios, Ricardo Dias, Fernando Serrão, Doroteia Peixoto, Augusto Costa e Rui Pinto, que aguarda apenas a decisão da sua participação nos campeonatos europeus.