Quase metade (40%) dos participantes da Meia Maratona do Porto, que percorrerá a marginal da cidade na manhã deste domingo, são estrangeiros. Serão 79 as nacionalidades presentes na prova que condicionará o trânsito entre a Foz e o Freixo. Desde 13 de agosto que a Meia Maratona do Porto tem as inscrições esgotadas.
Corpo do artigo
A partida está marcada para as 9 horas, na Avenida de Dom Carlos I, junto ao Jardim do Passeio Alegre, local onde será também a chegada. Para completar os 21 quilómetros da meia maratona, os atletas percorrerão um trajeto até à Avenida Gustavo Eiffel, sendo que fazem o retorno junto à Rua de Sabrosa, antes da ponte do Freixo.
Além da prova oficial, com vertente competitiva, há ainda uma caminhada de cinco quilómetros, destinada sobretudo às famílias.
Aquando da apresentação da meia maratona, foi anunciado que "o Porto irá receber a European Running Business Conference, em novembro de 2026, um evento significativamente importante para a modalidade e para a região visto que irá trazer consigo membros de várias federações europeias do atletismo, organizadores de eventos, atletas, empresários e vários meios de comunicação internacionais". A conferência realiza-se entre o dia 6 e 8 de novembro de 2026, na Alfândega.