A meia maratona Manuela Machado, em Viana do Castelo, atingirá no próximo domingo 25 anos de existência, com um número recorde de participantes.
Corpo do artigo
Segundo a atleta que dá nome à prova divulgada esta terça-feira o número de atletas, ainda sem as inscrições para a corrida fechadas, já ultrapassa os três mil, sendo que "40%" são espanhóis.
Manuela Machado espera que entre a corrida e uma caminhada solidária de 5 quilómetros, que se realizará no mesmo dia, o número de inscritos possa chegar "aos quatro mil".
"A meia maratona está a voltar outra vez ao que foi há uns anos. Os atletas voltaram a correr. Houve uma paragem enorme no atletismo, mas agora voltou novamente a um crescimento enorme", justificou a maratonista olímpica, adiantando que "ainda não fecharam as inscrições e todos os dias continuam a inscrever-se".
"Posso dizer que [até ao dia de hoje] estão validados três mil e muitos inscritos. Há muitos que ainda não se validaram e até amanhã tenho a certeza que vamos bater o recorde da meia maratona", disse, acrescentando: "O que também me dá orgulho é que 40% de inscritos são espanhóis. Houve um crescimento enorme este ano dos nossos vizinhos galegos. A organização fez uma promoção bastante grande em Espanha deste outubro, o que ajudou a que as inscrições subissem".
A prova realiza-se no próximo domingo, a partir das 10.30 horas, com partida e chegada ao centro da cidade de Viana do Castelo (junto ao Centro Cultural). A corrida com cerca de 21 quilómetros, que se desenvolve entre a zona urbana e a freguesia de Cardielos, contará, segundo Manuela Machado, com atletas "de nome", como Hélio Gomes, Hermano Ferreira, Luis Saraiva, Hélder Santos, Mónica Silva, Andreia Cunha e Dulce Félix.
Por seu turno, a caminhada, cujo apuro das inscrições (2 euros) reverterá para a Liga dos Amigos do Hospital, também sai da cidade e vai até ao acesso à A28, num percurso "plano" de cinco quilómetros, a pensar na participação de elementos de "toda a família".
"Gostaria de chegar às duas mil pessoas [a caminhar], mas ainda não consegui. Tem sempre participado entre 800 e mil. Tenho de trabalhar mais, mas ainda tenho tempo pela frente para isso", referiu Manuela Machado, concluindo que em relação ao evento desportivo, que tem a sua marca, "o que me interessa mais é a festa, os veteranos e o calor humano".
Ricardo Rego, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, considera que a meia maratona de domingo "já é um evento não só de cariz nacional, mas também internacional". E que "o facto de ter 40%" de atletas estrangeiros resulta "do trabalho de divulgação da organização além fronteiras". Aquele responsável salienta ainda que a prova que agora chega à 25ª edição "já faz parte da cidade". "Como a Manuela faz parte da cidade e a leva para todo o lado, também esta prova é exemplo disso. Por isso é algo que vai ficar e perdurar", sublinhou.