Nove alunos de escolas ligadas à restauração dedicaram-se, durante toda a manhã de sexta-feira, a reinventar pratos tradicionais minhotos em Ruivães, Famalicão, na segunda edição do Minho Young Chef Awards (MYCA). No dia anterior, os mesmos pratos foram cozinhados e apresentados de forma tradicional pelos jovens.
Corpo do artigo
Rojões à moda do Minho, galinha amarela, pica no chão, rojões e papas de sarrabulho foram algumas das receitas inovadas. Rui Meira, 19 anos, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, foi o vencedor, e vai representar Portugal no International European Young Chef Award, em outubro, na Grécia. O estudante de cozinha confecionou um arroz de sarrabulho de forma tradicional e outro reinventado.
"Pretendia-se a harmonia, o equilíbrio entre tradição e a inovação, e o prato do vencedor tinha esse equilíbrio, tinha criatividade, tinha tradição, tinha sabor e técnica", justificou o chef António Loureiro, presidente do júri, convencido com a criação de Rui Meira, "A mantença do lar minhoto", feito com carne de porco bísaro, mão de vaca, chouriço e o arroz enrolado
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2019/05/03_maio_2019_alexandra_lopes_minho_young_chef_award_20190505163503/hls/video.m3u8
Mariana Costa, de 17 anos, quis experimentar algo novo. Estuda Cozinha e Pastelaria na Didáxis, e apresentou uma cabidela ao júri (composto por vários chefes de cozinha, a vencedora de 2018 e um representante da Confraria dos Gastrónomos do Minho). "Fui criada pela minha avó e ela comprava as galinhas ainda pequenas e quando cresciam eram mortas. Nesse dia, já sabíamos o que era o almoço", explicou. Para inovar, decidiu apresentar o frango em rolinhos.
David Soares, de Amares, arrecadou o terceiro lugar, e também ele fez rolinhos, mas de "pica no chão", uma inovação do conhecido arroz.
No segundo lugar do concurso ficou Ana Castro, da Escola Profissional de Ponte de Lima, que confecionou os "Arcos da Tradição" numa reinvenção de graúnhos.
O MYCA pretende "promover a gastronomia mais regional, mais genuína e o uso de produtos endógenos e de uma agricultura de sustento familiar", explica Rafael Oliveira, do Consórcio Minho Inovação, que promove o concurso.
Estuda Gestão e Produção de Cozinha e sempre quis ser cozinheiro
Rui Meira vai representar Portugal ao European Young Chef Awards, depois de ter ganho a competição portuguesa com arroz de sarrabulho. Estuda Gestão e Produção de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, e sempre quis ser cozinheiro. "Ainda nem acredito", avançou, explicando que a maior dificuldade foi descobrir a forma de integrar o arroz na receita reinventada.