Uma criança de quatro anos, filha de emigrantes em França, morreu, na quarta-feira passada, numa piscina particular em Cazals, nos arredores de Gourdon, região administrativa francesa da Provença- Alpes- Costa Azul.
Corpo do artigo
A menina, Maria Leonor Ribeiro, tem raízes na localidade de Maureles, no concelho do Marco de Canaveses, de onde é natural a progenitora Susana Ribeiro, mãe de três filhos e que agora perdeu a mais nova.
A morte da criança terá ocorrido na piscina de uma moradia isolada na estrada de Salviac, em Cazals. Os bombeiros foram chamados, na noite de quarta-feira passada, “para tratar de um acidente aquático” ainda tentaram reanimá-la mas “as manobras de socorro não tiveram sucesso”, apurou o JN. O acidente está a ser investigado pelas autoridades locais.
O corpo da pequena Leonor chega a Portugal na terça-feira, dia 31 de julho, realizando-se o funeral, ao final da tarde, no cemitério de Maureles.
A morte de Leonor causou uma onda de consternação em Maureles. A Casa da Cultura Popular de Maureles cancelou “em sinal de respeito” a arruada de bombos que tinha previsto para a noite de domingo na freguesia e colocou a meia haste a Bandeira do Centro Cultural e Recreativo de Maureles. “A nossa freguesia está cabisbaixa pela morte da nossa conterrânea”, admitiu fonte daquele Centro Cultural.
No espaço de uma semana, já morreram duas crianças afogadas em França. Na segunda-feira passada, uma bebé portuguesa de um ano morreu afogada numa piscina em Bastia, na Córsega, em França.