Um menino de 10 anos entrou no Serviço de Urgência do Hospital Amato Lusitano, em estado considerado grave, na manhã desta sexta-feira, após ter sofrido uma situação de pré-afogamento, na piscina praia de Castelo Branco. Foi transferido para Coimbra.
Corpo do artigo
Um menino de seis anos sofreu, esta sexta-feira, uma situação de pré-afogamento na piscina-praia de Castelo Branco. Quando os bombeiros chegaram ao local, estava em paragem cardiorrespiratória, mas os médicos do INEM e bombeiros conseguiram reverter a situação. Depois de assistido no Serviço de Urgência do Hospital Amato Lusitano, a criança foi transferida para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O seu estado é considerado grave.
O menino é aluno do primeiro ano do Centro Social Padres Redentoristas e estava na piscina-praia com o grupo da instituição, no âmbito das atividades de tempos livres.
Segundo o padre Rui Santiago, responsável pelo Centro Social, no local estavam oito adultos a acompanhar o grupo. “Ainda não conseguimos entender o que aconteceu. Havia nomeadamente três monitores dentro de água”, esclareceu o padre.
“Isto é um aperto”
Rui Santiago sublinhou ainda que a instituição está a acompanhar os pais do menino em Coimbra.
“Isto é um aperto. Estamos todos em suspenso, em profunda comunhão com os pais e na esperança de boas novas do nosso menino”, acrescentou Rui Santiago.
O alerta chegou ao comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa cerca das 10 horas, dando conta de uma paragem cardiorrespiratória de uma criança de dez anos. À chegada ao local, os meios de socorro depararam-se com um menino de seis anos, em paragem cardiorrespiratória, por se encontrar em situação de pré-afogamento, quadro que foi revertido após as manobras de reanimação efetuadas pelos médicos do INEM, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco.
Equipa especializada
O menor foi estabilizado e dali levado para a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco com sinais vitais, embora considerado em estado grave, tendo ficado algum tempo em observação, com prognóstico reservado.
A transferência para o Hospital Pediátrico de Coimbra aconteceu ao início da tarde, tendo sido mobilizada uma ambulância especializada em transporte pediátrico do INEM.
A piscina-praia de Castelo Branco, a funcionar desde 2004, tem capacidade para cerca de 1000 pessoas e conta com nadadores-salvadores.