
Afonso foi diagnosticado, em finais de outubro, com aplasia medular
Foto: Direitos reservados
Vão ser realizadas recolhas de sangue para procurar doadores compatíveis em Guimarães, Braga e Fafe, no sábado.
Corpo do artigo
Afonso, um rapaz de 12 anos, residente em Guimarães, desenvolveu uma doença rara que faz com que a sua medula óssea não produza células sanguíneas suficientes. O tratamento passa por um transplante de medula, por isso vai ser feita uma recolha, procurando doadores compatíveis, no sábado, em Guimarães, Braga e Fafe.
Afonso foi diagnosticado, em finais de outubro, com aplasia medular, uma doença rara em que a medula óssea não produz células sanguíneas suficientes, levando a baixos níveis de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os sintomas incluem anemia, cansaço, infeções frequentes e hemorragias. O menino, residente em Guimarães, está internado no Centro Materno e Infantil do Norte, no Porto, e procura um doador de medula compatível.
No sábado, entre as 9 e as 12.30 horas, vão realizar-se recolhas de sangue para encontrar dadores de medula óssea em: Braga, na Junta de Freguesia de Gualtar; Fafe, na Associação de Dadores de Sangue: e Guimarães, na Cada do Dador.
Para ser dador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos, ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue.

