Guerreiros na vida real, nas batalhas que todos os dias travam no IPO do Porto, os meninos que ali são seguidos no serviço de pediatria foram "armados cavaleiros" pelo ator Pedro Laginha, que representa o rei D. Duarte na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, a iniciar no final do mês.
Corpo do artigo
De capas às costas, os pequenos ficaram deliciados ao serem armados "Cavaleiros da Ordem da Bravura de Portugal" pelas mãos do ator Pedro Laginha, que nesta quinta-feira visitou o IPO trajado a rigor para encarnar D. Duarte, a que dará vida no certame de recriação histórica que há de animar o centro histórico da Feira até 11 de agosto, centrado no reinado do 11º rei de Portugal.
Vestido de rei, o ator visitou as salas da consulta externa e do internamento, decoradas com motivos medievais para o encontro com as cerca de 20 crianças de várias idades que viram reconhecida a sua bravura pela espada de D. Duarte, o Eloquente, esquecendo, por momentos, as duras batalhas que travam no IPO.
"Eles são, de facto, guerreiros e merecem todo o reconhecimento pela sua bravura. Mas os pais também são heróis nesta história, pois sem uma estrutura familiar forte tudo se torna mais difícil", realçou Pedro Laginha, sensibilizado com o carinho demonstrado pelos pequenos.
A iniciativa deu continuidade ao projeto colaborativo iniciado pelo Município de Santa Maria da Feira e empresa municipal Feira Viva com o IPO do Porto, em outubro de 2023, no âmbito de Perlim - Parque Temático de Natal. De acordo com a organização, "a próxima paragem desta viagem será no Hospital de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira", dando seguimento à " missão de envolver e proporcionar momentos de partilha com as diferentes comunidades, promovendo e enaltecendo o trabalho desenvolvido por instituições locais e regionais que se dedicam a causas maiores".