O Mercado de Matosinhos será palco, esta terça-feira, a partir das 11.30 horas, de uma conversa sobre a “Menopausa sem papas na língua”, no âmbito do Dia Internacional da Saúde Feminina.
Corpo do artigo
Entre as convidadas “para falar do tema de forma descomplicada e sem preconceitos”, estarão Alexandra Matias, professora de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e fundadora da AgingBackClub, Cristina Mesquita de Oliveira, escritora e fundadora da Associação VIDAs, e Ana Guedes Rodrigues, jornalista da CNN, a moderadora do evento.
A organização desta conversa sobre a menopausa é da JTM – Join The Moment, uma empresa da área da logística e do transporte internacional, em parceria com a AgingBackClub e a colaboração da Câmara Municipal de Matosinhos e da VIDAs - Associação Portuguesa de Menopausa.
Segundo Alexandra Matias, é fundamental estar informada no período menopausa: “Tratada em “segredo” desde sempre, esta fase natural na vida de qualquer mulher, dura de um terço a metade do tempo das suas vidas e pode trazer alguns desafios.” Já para a fundadora da VIDAs, Cristina Oliveira, a menopausa é apenas uma etapa na vida da mulher: “uma etapa desafiante, que não tem de ser solitária”.
A JTM, empresa parceira das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, pretende, com esta iniciativa, ajudar a “quebrar o estigma associado ao tema e criar um ambiente inclusivo onde colaboradores e gestores se sintam capazes de discutir qualquer tema, sem receio de discriminação”, destaca Carlos Magalhães, CEO da empresa.