Mercado à Moda Antiga regressa a Oliveira de Azeméis para recriar o século XIX
O centro histórico de Oliveira de Azeméis vai transformar-se este fim de semana, dias 17 e 18 de maio, num palco de recriação histórica com o regresso do Mercado à Moda Antiga, que celebra este ano a sua 26.ª edição.
Corpo do artigo
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis com um investimento de 75 mil euros, leva a cidade a recuar mais de um século, até ao final do século XIX, recriando o ambiente do tradicional mercado de outros tempos.
Ao todo, 160 entidades, entre as quais 80 artesãos e 80 associações, vão participar na recriação dos usos, costumes, gastronomia, ofícios e tradições que marcaram a história local. O evento promete ainda animação itinerante pelas ruas do centro, envolvendo visitantes de todas as idades.
Para o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, esta é uma oportunidade única de contacto com o passado: “Neste encontro com as nossas raízes e recriação da época dos nossos antepassados, a edição deste ano mantém a mesma pujança dos anos anteriores, manifestando um arrojo e uma criatividade que procuram, acima de tudo, ir ao encontro das expetativas de quem nos visita”, afirmou, sublinhando também a dimensão pedagógica e intergeracional do evento.
Entre as principais atrações está o espaço “Campo na Cidade”, que dá destaque ao mundo rural, com uma exposição de animais da Fazenda dos Animais, do Centro Hípico e Terapêutico de Carregosa, e jogos tradicionais dinamizados pela ACREFA – Associação Cultural e Recreativa Festas da Amizade. Crianças e famílias poderão interagir com os animais num cenário decorado à época, com o apoio de monitores especializados.
O programa inclui, ainda, exposições de máquinas de costura antigas, triciclos vintage para os mais novos e o já habitual e sempre aguardado desfile de trajes de época, que reafirma o compromisso com “o rigor histórico e a valorização do património cultural local”.