A startup francesa King Colis, pioneira na colocação no mercado de encomendas extraviadas provenientes das empresas de logística, vai fazer a sua primeira venda pop-up em Portugal, entre 15 e 20 de abril, no centro comercial Espaço Guimarães.
Corpo do artigo
Quem compra paga 1,9 euros por cada 100 gramas, mas não é possível abrir as encomendas e precisa tomar as decisões de compra em dez minutos. Antes de existir este conceito de negócio, estes bens eram incinerados.
O conceito da pop-up da King Colis é simples: os clientes têm dez minutos para escolher entre as muitas embalagens (vão trazer dez toneladas para Guimarães); não é permitido abrir os pacotes que estão tal e qual como foram entregues pelas empresas de logística; a venda é feita ao peso, 1,9 euros por 100 gramas pelas embalagens “standard” e 2,79 euros pelas “premium”.
O cliente pode ter o azar de lhe saírem umas meias usadas, mas também pode ter a sorte de encontrar pequenos tesouros. Killian Dennis, cofundador da empresa, conta que “houve uma senhora, em Paris, que encontrou uma barra de ouro avaliada em mais de dois mil euros”. Houve também um cliente, no Luxemburgo, que comprou um pequeno pacote onde encontrou um Rolex genuíno, com certificado de autenticidade.
"Gadjets", roupa e calçado desportivo
“A ideia de negócio”, refere Killian Denis, “surgiu durante o confinamento do covid, quando que encomendei online muitas coisas que nunca foram entregues”. O empresário acabou por ficar curioso relativamente ao que acontece às encomendas que não chegam ao destino. “Percebi que as empresas de logística tinham armazéns com toneladas de pacotes para destruir”, revela.
“O problema é que 90% do que os europeus encomendam online vem da Ásia e os fabricantes não estão dispostos a assumir os custos de recuperar os bens”, esclarece.
Na maior parte dos casos, são encomendas com moradas erradas ou incompletas. “Quem fez a encomenda é indemnizado e, até aqui, as encomendas eram destruídas pelas empresas de logística”, aponta Killian Denis. Desde 2023, a King Colis e, entretanto, outras empresas semelhantes, dão-lhe uma nova vida. Entre os produtos mais interessantes encontrados com frequência estão os pequenos “gadgets” tecnológicos (smartwatches, earbuds), roupa e calçado desportivo.