O Mercado do Bolhão vai ter, a partir deste fim de semana, um piano que pode ser usado por quem quiser, tenha "mãos mais ou menos experientes". Neste sábado, há um recital de Marco Figueiredo, o primeiro de uma série de concertos no emblemático edifício.
Corpo do artigo
Depois de ter sido instalado um piano aberto ao povo na estação de metro da Trindade, oferecido pela Critical Software, o centro do Porto ganha mais um teclado disponível para quem está na cidade.
"Se num mercado de cidade se pode encontrar de tudo um pouco, para muitos será surpreendente que, neste espaço, passe a morar um piano. A partir de 11 de maio, o instrumento musical vai dar vida ao Mercado do Bolhão, preenchendo a atmosfera com as suas notas", anuncia a Câmara, assinalando que a iniciativa decorre do Dia Mundial do Piano, que se comemorou há poucas semanas.
A música resulta de uma parceria entre o Mercado do Bolhão e a empresa municipal Ágora. "Ao contrário dos pianos que se encontram em teatros ou museus, este pode ser usado por qualquer pessoa que queira dar música ao mercado. Além disso, à semelhança dos milhares de visitantes que percorrem os corredores do emblemático local da Invicta, o instrumento musical poderá mudar de posição e instalar-se em diferentes zonas do interior do Bolhão", sublinha a Câmara.
O arranque do projeto será marcado por um recital de Marco Figueiredo, músico que estudou no Conservatório de Coimbra e, mais tarde, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). "O concerto, agendado para as 14 horas e com acesso livre, irá apresentar uma visão mais límpida e introspetiva do trabalho do pianista", conclui o Município.