A maior festa medieval da região, abre este ano as portas mais cedo, e promete levar à vila de Óbidos cerca de 100 mil visitantes. O programa de animação está definido e apresenta como novidade o facto do certame apenas se realizar de quinta a domingo.
Corpo do artigo
“Artes e ofícios” é o grande tema do Mercado Medieval de Óbidos, que decorre de 1 a 18 de Julho. A história recua ao período conturbado do Rei D. Fernando, que face à ameaça de pelejas com Castela, decide reforçar as estruturas defensivas do reino.
No seio das muralhas da vila histórica vai ser possível observar de perto os operários (canteiros, carpinteiros, ferreiros), comerciantes e almocreves, taberneiros e estalajadeiros. De quinta a domingo, haverá ainda músicos, actores e saltimbancos que vão divertindo os visitantes.
Com um orçamento de 200 mil euros, o mercado medieval decorrerá como habitualmente em toda a vila de Óbidos, estando o interior das muralhas reservado aos mercadores, artesãos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis.
Para a edição deste ano, a Câmara definiu um programa para cada dia. No dia 1 de Julho, o mercado é inaugurado pelas 17 horas pelos Els Berros da la Cort, estando marcado para as 22 horas desse dia a encenação da “lenda do assalto ao castelo Mouro por D. Afonso Henriques” pela companhia de Teatro Vivarte.
Danças antigas, torneios a cavalos, encenações e cortejos são algumas das iniciativas que vão animar o certame.
De acordo com fonte da autarquia, o mercado medieval pretende “cada vez mais ser uma festa da história e como em todas as festas é essencial a música, a dança e o teatro”.
“São estas três componentes que procuramos preencher e elaborar de forma fidedigna através de um programa diversificado, onde todos os grupos percorrem os diferentes espaços do mercado, procurando trazer vida ao mercado”, explicou.
Para os promotores do evento “a qualidade e riqueza dos grupos locais” é uma das valências que a autarquia “procura destacar”, bem como “grupos de referência nacionais e internacionais”.
Para além da animação do Mercado Medieval estão ainda programas actividades especificas para os mais novos.