A Câmara de Óbidos vai reforçar a aposta na qualidade e quantidade da animação durante o Mercado Medieval que decorre este ano entre 1 e 18 de Julho, abrindo ao público apenas de quinta a domingo.
Corpo do artigo
"É uma aposta de risco mas que achamos que vai correr bem" assumiu o administrador da Óbidos Patrimonium, José Parreira, empresa organizadora do evento que "abrirá apenas nos dias de maior afluência de público".
A decisão visa permitir à organização "apostar no aumento da qualidade e quantidade da animação" e, segundo José Parreira, "foi tomada em conjunto com as coletividades, que são os maiores parceiros".
O encerramento do Mercado durante três dias por semana permitirá às coletividades diminuírem o esforço de dinamização das 'tasquinhas' com recurso a "voluntários que ali passam muitas horas" e, por outro lado "reduzir alguma insatisfação ao nível da restauração local que se queixava da concorrência do mercado", explicou. A alteração do modelo será complementada com um aumento da animação que contará com a participação de grupos vindos de Espanha, França, Itália e Portugal, assegurando a organização, que diariamente serão apresentados no palco principal uma dezena de espetáculos.
A recuperação da mouraria e a criação de um espaço dedicado às artes e ofícios (com artesão a trabalhar ao vivo) são algumas das novidades do certame.