<p>Mais de 50 mil pessoas são esperadas em Peniche para a 10ª edição do Festival Sabores do Mar, marcada este ano pelas "sensações subaquáticas". A caravela Vera Cruz será o porto onde decorrem várias acções.</p>
Corpo do artigo
A completar 10 anos de existência, o Festival Sabores do Mar - que decorre de 5 a 14 de Junho - será este ano "centrado nas actividades de mergulho". "O investimento qualificado crescente nesta área justifica a opção", garante o presidente da Câmara de Peniche, que destaca a presença, já em grande número, de operadores turísticos nesta área.
Segundo António José Correia, "ir ao fundo do mar é um dos desafios propostos a quem visitar a cidade no dia 13". As "sensações subaquáticas pretendem promover experiências únicas e um primeiro contacto com o subaquático" , revela o autarca, que destaca ainda do programa proposto a realização, no dia 6, de um festival de vídeo subaquático denominado "Berlengas 2009", uma organização da autarquia.
A acreditar que no dia 10 as Berlengas sejam eleitas uma das sete maravilhas da natureza de Portugal, António José Correia pensa já no anúncio da candidatura a reserva da Biosfera, que poderá ser feito nestes dias.
A caravela Vera Cruz estará nos mares de Peniche e será a bordo dela que irão decorrer algumas actividades, entre as quais a tertúlia do mar, marcada para o dia 8. Ali também serão servidos nobres petiscos elaborados por chefes de cozinha de renome nacional e internacional.
Ao festival aderiram já quatro bares e 16 restaurantes do concelho que se comprometeram a confeccionar três pratos diferentes de peixes. Ou seja, "teremos 48 pratos diferentes de peixe ao longo destes dias", frisou o autarca, adiantando que "a principal preocupação dos restaurantes tem sido a qualidade".
Exposições, espectáculos musicais - cujo cabeça de cartaz é Pedro Abrunhosa - e muitas actividades desportivas preenchem o programa dos "Sabores do Mar", que este ano "tem um orçamento que ronda os 100 mil euros".
"Esta iniciativa permite divulgar as potencialidades económicas do concelho. É uma grande oportunidade de Peniche se dar a conhecer", afiança o presidente da Câmara, admitindo a possibilidade "de impactos económicos muito fortes", já que "são esperadas entre 50 a 60 mil pessoas".