A Metro do Porto anunciou que terá, a partir da próxima segunda-feira, a "maior oferta e a maior capacidade de transporte de sempre". No tronco comum da rede , entre o Estádio do Dragão, no Porto, e a Senhora da Hora, em Matosinhos, terá veículos a passar de quatro em quatro minutos, entre as 7 e as 20 horas.
Corpo do artigo
Naquele troço por onde passam as linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja, que tem aproximadamente oito quilómetros e 13 estações, a frequência de passagem entre as 20 e as 23 horas será de cinco minutos. "E isto sempre em composições duplas", assinala a empresa, em comunicado.
A partir de segunda-feira entram em vigor os horários de inverno, para dar resposta ao início do ano letivo e ao regresso em força ao trabalho após as férias. Além do reforço no tronco comum, também a Linha Amarela, a que regista maior procura da rede (representa um terço do total, movimentando cerca de 100 mil pessoas por dia), terá um serviço mais frequente.
"Entre o Hospital de S. João, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia, a frequência vai ser de cinco minutos nas horas de ponta da manhã e da tarde. Entre Santo Ovídio e Vila d"Este, o novo término Sul da Linha Amarela, o intervalo de passagem dobra para os 10 minutos. Em Gaia, a principal novidade do ano letivo é precisamente o serviço direto prestado pela nova Estação Manuel Leão a toda à comunidade da Escola EB 2/3 Soares do Reis", especifica a Metro do Porto.
"Nas restantes linhas da rede vai fazer-se sentir, embora com menor expressão, um reforço da oferta,também com particular expressão tanto nas horas de ponta da manhã como nas da tarde, em todos os dias úteis. Nas linhas Azul (A), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) as frequências por hora e sentido são de 12 minutos nestes períodos horários e de 20 minutos na Vermelha (B)", acrescenta a empresa.
Até ao início de setembro, a Metro já transportou perto de 60 milhões de passageiros, mais 11% face ao ano passado. Os horários de todas as linhas, assim como dos transportes alternativos ISMAI/Trofa, estão disponíveis no site da empresa.
"Com a expansão da Linha Amarela a Vila d"Este concluída e em operação desde 28 de junho e com a abertura da Linha Rosa (Casa da Música - Galiza - Hospital Santo António - S. Bento) programada para julho do próximo ano, alarga-se a cobertura da rede e o alcance da mobilidade sustentável, que chega a um número cada vez maior de cidadãos", indica, ainda, o comunicado.