Empresa usa sistema implementado em cidade francesa para sustentar fiabilidade de metrobus entre a Avenida da Boavista e a Praça do Império.
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Para mostrar a fiabilidade do canal de metrobus que está a ser construído entre a Avenida da Boavista e a Praça do Império, a Metro do Porto viajou até Nantes, em França. Mas a cidade francesa conta com uma vantagem para criar sistemas segregados: espaço. Não será esse o caso, por exemplo, na Avenida do Marechal Gomes da Costa. Mas isso, garante o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga, não prejudicará o serviço programado.
Aliás, prevê-se que, com este serviço - incluindo o segundo troço de metrobus até à Rotunda da Anémona, em Matosinhos -, sejam retirados cerca de 3500 carros por dia do centro do Porto. E quanto ao facto de a via na Marechal Gomes da Costa não ser exclusivamente reservada ao metrobus, o presidente do Conselho de Administração da Metro nota que a infraestrutura terá "uma taxa de segregação de 70%. Portanto, não começamos assim tão fora daquilo que é o padrão de sistemas de BRT [bus rapid transit]". Ao mesmo tempo, diz "acreditar muito naquilo que é o civismo dos utilizadores do espaço público ".