A linha de comboio que liga Guimarães ao Porto não tem capacidade e a sua duplicação é inviável.
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A empresa pública responsável pela rede ferroviária nacional deu parecer negativo à utilização da linha de comboio, entre Guimarães e Lordelo, para a circulação de um transporte municipal de vai e vem. A solução foi avançada num estudo de mobilidade do professor Álvaro Costa (UPorto) e sucessivamente defendida pelo presidente da câmara de Guimarães, Domingos Bragança, como solução para os problemas de mobilidade da zona sul do concelho.
Pelo menos desde 2022, quando foi apresentado o estudo “Desenvolvimento do Estudo de Sistema de Transporte Público em Via Dedicada”, coordenado pelo professor Álvaro Costa, fala-se da possibilidade de pôr a circular uma espécie de metro ligeiro, no troço Guimarães-Lordelo, da linha da Refer que liga o concelho ao Porto e que é usada pelas composições da CP.
O edil defendeu várias vezes esta solução e, recentemente, afirmou numa entrevista que “é fundamental que passemos a ter via dupla na ligação entre Guimarães e o Porto”. Domingos Bragança reconheceu que o “traçado é sinuoso e, em alguns casos, está muito comprometido […], mas não se pode dizer que é impossível. Pode ser mais oneroso, mas continua a ser a melhor solução”, apontou. O objetivo era criar uma alternativa de transporte público para a zona sul do concelho que não passasse pela congestionada EN 105.
Duplicação impossível
Todavia, a IP vem agora dizer que por “falta de capacidade da linha” não será possível implementar esta solução. “A IP estudou, a pedido da Câmara Municipal de Guimarães, a possibilidade de introduzir na Linha de Guimarães uma oferta como a referida, tendo-se concluído pela falta de capacidade da linha”, refere aquele organismo. A IP também exclui, por motivos técnicos, a possibilidade de duplicar a linha.
Uma grande modernização da linha Guimarães foi inaugurada em 2004, a cinco meses do início do Campeonato da Europa de Futebol, que teve jogos realizados no Estádio D. Afonso Henriques. Apesar de ter reduzido o tempo de viagem até ao Porto em meia hora, ficando entre 50 minutos e uma hora e dez minutos, a intervenção foi muito criticada desde o início por ter sido pouco ambiciosa. Manteve-se a linha única e o traçado sinuoso que não permite, por exemplo, explorar a velocidade do Alfa Pendular.
Metrobus
Guimarães está a fazer estudos para a construção de uma linha de BRT ligando a sede do concelho à vila de Caldas das Taipas, onde deverá encontrar-se com o sistema de Braga.
Comboios da CP
A Cidade Berço deixou de ter serviço de Alfa Pendular desde novembro de 2020 e tem apenas um Intercidades direto a Lisboa. O serviço Urbano tem 16 ligações diárias ao Porto, o primeiro comboio parte de Guimarães às 5.53 horas e o último regresso é às 23.20 horas.